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6 simples atitudes para deixar o seu cliente satisfeito

Por Adbox Commerce | Quarta-feira, 11 de julho de 2018

Estratégias e meios de se comunicar com seu cliente, de modo que o traga para a sua loja, nunca é demais. Até porque há várias formas de se fazer essa ponte e, mais do que vender, garante que o comprador saia satisfeito e volte em uma próxima oportunidade.

Tenha em mente que o fim da compra não é o fim da relação, ou seja, não foque somente nos trâmites iniciais, que são a coleta de público, divulgação da marca etc. Esses fatores são importantes, mas o processo não para por aí.

Por isso, para te ajudar a definir boas relações com o comprador, listamos 6 atitudes que você pode aplicar em sua loja e deixar seu cliente feliz:

1– Possibilidade de troca

Quem nunca precisou trocar um produto que comprou? Seja porque não serviu, não gostou, se arrependeu da compra e vários outros motivos.

Deste modo, definir uma política é interessante para não aborrecer o cliente que precisar trocar. Imagine: se a pessoa enfrentar uma burocracia para conseguir o que quer, ou pior, se ela não conseguir o que quer, pode ser a última vez que compra contigo.

Há casos e casos de trocas. Mas sempre é interessante fazer um esforço para que o público retorne para sua loja.

2 – Diversidade para entrega

Para quem vende online e em loja física, correios e transportadoras não são a única maneira de entregar o produto ao comprador. Aliás, uma aposta vantajosa é criar o “compre e colete” em seu negócio, quando há a compra online e retirada na loja!

Este mecanismo pode ser o fim da dor de cabeça para coletar e entregar e ainda uma economia compartilhada, já que o consumidor não paga o valor do frete nem você e há a chance de vender mais produtos na hora, além do que a pessoa foi buscar.

Também não há grandes custos ao abrir essa possibilidade! É uma chance para humanizar o atendimento e conquistar de vez o freguês.

3 – Promoções

Quem não gosta de comprar mais barato? Nesse quesito há um leque enorme de opções para você aplicar sem mexer muito em seu orçamento. Desconto em compras acima de um valor x, desconto em um produto y ao comprar o z e várias outras formas de aumentar o público e a renda.

4 – Presente inesperado

Ainda falando sobre promoções: muito provavelmente você já foi impactado com um voucher de desconto de alguma loja a qual tenha comprado recentemente. Essa é uma boa ferramenta dos e-commerces para fidelizar.

Uma alternativa muito interessante é “lembrar” do cliente em datas especiais, como o aniversário dele!

Com o cadastro feito em seu site, você tem informações para usar e abusar ao definir estratégias de vendas. Por exemplo, um mimo de aniversário ou um presente de natal. Crie, invista na criatividade e nas pequenas atitudes que aproximam a loja das pessoas.

5 – Comunique com seu cliente

Com o cadastro feito em seu site, Defina o público alvo, crie campanhas que engajem, faça a sua marca ser lembrada. Desenvolva meios de mostrar que a loja e produtos são as melhores opções!

Publicidade e um bom tratamento são dois grandes passos que se dá para conquistar o consumidor. Uma equipe de atendimento ao cliente, bem treinada e preparada; interação nas redes sociais e respostas a e-mails são detalhes que podem dar uma potência significativa à sua loja.

6 – Pesquisa de satisfação

Para saber o que o cliente sente, nada melhor que perguntar! Se você não gosta de ouvir opiniões negativas, trabalhe para que elas não venham. Porém, se vierem, tente reverter a situação para não perder a venda.

Lembre-se! São críticas construtiva, para que o erro não seja repetido e a sua loja esteja sempre em grande crescimento.

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