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COMO ESTOU ATENDENDO?

Por Adbox Commerce | Quarta-feira, 09 de maio de 2018

Encontrar o atendimento ideal para seu cliente não é um bicho de 7 cabeças. Por exemplo, imagine-se em uma padaria. Você vê aquela prateleira bonita, cheia de coisas. Então, deslumbrado com as infinitas opções, decide comprar alguns doces e salgados. Mas quando vai fazer seu pedido, não há ninguém para te atender.

Isso muitas vezes faz com que você escolha outro lugar para comprar, mesmo que não tenha sido a sua primeira opção, visto que não houve um suporte adequado. Ou então, ao contrário, o balconista te atendeu tão bem que você não liga em pagar um pouquinho a mais no estabelecimento, porque se sentiu exclusivo e o tratamento foi diferenciado.

Esse conceito se aplica à sua loja virtual também, já que não é porque o cliente pode manusear tudo que ele não terá dúvidas em alguma etapa do processo de compra. Sendo assim, separamos alguns itens para você levar em consideração ao criar um sistema/política de atendimento ao cliente:

1 – Entenda quem é o seu público:

Quanto mais características você souber do seu público alvo, melhor. Por exemplo, estude o comportamento, preferências e desejos. Porque, dessa forma, será possível desenvolver atendimentos muito mais personalizados e focados na real necessidade do consumidor.

2 – Mantenha-se próximo do cliente:

Quanto mais canais de acesso você tiver, melhor. Estar disponível para contato nas redes sociais, site, telefone, e-mail e outros modos de contato é a garantia de que as pessoas conseguirão falar com sua loja.

3 – Prepare uma equipe para essa função:

Um SAC disponível é muito importante. Mas ele não te ajuda em nada se a reputação for péssima. Por isso, invista em treinamentos para capacitar a sua equipe. Profissionais pacientes, que conheçam a sua loja, o seu cliente e as tecnologias do e-commerce é essencial para a satisfação dos clientes.

4 – Busque melhorar sempre:

Dificilmente alguém irá entrar em contato para elogiar os serviços. Ou seja, a maioria dos clientes estará tentando sanar algum problema que veio a ocorrer. Então, avalie as dúvidas e anseios do público para tentar resolver e, além, evita-los. Invista em pesquisas de satisfação! Dessa forma as reclamações diminuem.

Atender bem o cliente é uma das armas mais poderosas para o marketing do seu e-commerce. A grande sacada é transformar o atendimento em negócios exitosos!

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